sábado, 22 de setembro de 2012


Racks

Os  racks são armários especializados para  fixação de equipamentos passivos decabeamento e equipamentos ativos decomunicação de dados. Normalmente construídos em aço ou alumínio,com pintura ou tratamento anti-corrosivo eles oferecem suporte e proteção passiva e ativa contra acidentes.
Os racks são identificados por sua profundidade e altura. A largura normalmente é de 19 polegadas (obedecendo à norma internacional), o que permite a fixação da grande maioria dos equipamentos ativos e passivos. A altura é medida em U’s, que eqüivale a 4,41 cm. Tipicamente encontramos racks nas alturas de 6, 12, 20, 24, 36 e 44 U’s. Assim como os racks, muitas vezes os próprios equipamentos passivos e  ativos são medidos em U’s, facilitando o dimensionamento dos  racks. A profundidade é normalmente medida em milímetros. Medidas típicas são 570, 670, 770 e 870 mm. Os wall-racks podem ter medidas menores tanto para profundidade (400 mm é uma medida típica) quanto para altura (tipicamente entre 3 e 6 U’s).Os Gabinetes de Rede permitem a instalação de painéis de distribuição de cabeamento cobre ou fibra óptica,  guias de patching (Patch cords), painéis passivos com conectores ISO 8877 (RJ45!) fêmea destinados à ligação de cabos UTP, kits de ventilação, régua de tomadas monofásicas e com disjuntor de proteção,UPS, etc.Os racks gerlmente são destinado a clientes corporativos onde existem Redes estruturadas que necessitam de uma infraestrutura adequada para que todos os dispositivos ligados a ela, funcionem perfeitamente.

Existem basicamente três tipos diferentes de racks :os wall-racks, os abertos e os fechados.

Wall-racks

Como o próprio nome já indica, oswall-racks  são fixados em paredes. De pequenas dimensões,normalmente são utilizados em locais com baixa concentração de equipamentos e cabos. Podem ser fechados, com pequenas portas frontais e painéis laterais


Racks abertos

Os  racks abertos são normalmente fixados no piso da sala de equipamentos e permitem a fixação dos equipamentos passivos e ativos, além dos cabos. Com estrutura extremamente simples, este tipo de rack oferece apenas o suporte físico aos equipamentos conectados. É adequado em grandes instalações, onde normalmente os cordões e patch cables não podem ser alojados em racks fechados devido à grande quantidade. Em alguns casos, podem ser basculantes, permitindo o acesso simplificado aos equipamentos e conexões para os cabos.


Racks fechados

Os racks fechados são armários fechados em todas as faces, com exceção da parte inferior, por onde normalmente entram os cabos de comunicação (embora em alguns casos os cabos sejam colocados pela parte superior). Na parte frontal, normalmente é instalada uma porta transparente, que permite visualizar os equipamentos internos e seus painéis indicativos, para verificação de eventuais problemas. Nas  laterais e parte traseira, normalmente existem painéis removíveis para manutenção e acesso. Devido às suas características, muitas vezes são instalados ventiladores no teto superior (salvo quando a entrada de cabos ocorre por cima), garantindo a ventilação forçada dos equipamentos, principalmente dos ativos. 


                                                                
Alunos: Iury Iunior,Luiz Fellipe e Rafael rodrigues
Professor:Diego Viana Turma:2° informatica